“Sorrisos na Aridez” foi gravado no sertão baiano em 2017 e está em exibição no Canal Futura e no FuturaPlay. O curta-metragem conta a história de Osvaldo Gomes e, num contraponto ao mundo atual, sufocado de facilidades, tecnologias e competitividade, nos ensina sobre vida, resistência e sorrisos em pleno Sertão baiano, onde vive há mais de 80 anos.
Contemplado no 9º Chamamento Público do Futura para a produção de documentários de curta duração, “Sorrisos na Aridez” foi gravado na propriedade de Osvaldo, onde não possuía luz elétrica nem água encanada.
Não se sabe se foi pela pressão exercida pelo curta-metragem ou por planos já em andamento, mas coincidentemente três meses após a exibição do documentário na TV, os órgãos competentes passaram a dar mais atenção à propriedade de Osvaldo, que recebeu eletrificação. Hoje ele dispõe de uma geladeira e alguns pontos de luz, para que ele não dependa apenas de candeeiros.
O curta é costurado por imagens do dia-a-dia de Osvaldo, somados à trilha sonora com elementos regionais e aboios cantados pelo próprio Osvaldo. Além de inspirador, “Sorrisos na Aridez” provoca uma grande reflexão no público, independente da idade ou classe social.
::: FICHA TÉCNICA WW FILMES :::
DIREÇÃO: Wllyssys Wolfgang
ROTEIRO: Carinina Dourado e Wllyssys Wolfgang
DIR. DE FOTOGRAFIA: Robério Brasileiro
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Rosyaline Bezerra
PRODUÇÃO E LOGÍSTICA: Zé Reis e Socorro Reis
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO: Thiago Mendes
ASSIST. DE PRODUÇÃO: Jan Souza
ASSIST. DE ROTEIRO: Gabriel Machado e Maicon Alexandre
PARCERIA: Alternativa B Filmes
REALIZAÇÃO: WW Filmes
::: CANAL FUTURA :::
COORD. DE PROJETOS: André Libonati
COORD. DE PRODUÇÃO: Joana Levy
ESTAGIÁRIO: Matheus Rodrigues
GERENTE DE MOBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO: Ana Paula Brandão
GERENTE DE CONTEÚDO: Débora Garcia
GERENTE DE DISTRIBUIÇÃO: José Brito Cunha
GERENTE GERAL: João Alegria
CURTA DISPONÍVEL GRATUITAMENTE NO FUTURAPLAY, AQUI.